sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fase da obra 4 - Estrutura


Boa tarde gente!

Para falar de estrutura é importante conhecer os elementos principais que a constituem.

Definição dos Elementos Estruturais:
  • Laje: estruturas laminar, onde duas dimensões são da mesma ordem de grandeza e a terceira acentuadamente de menor dimensão.
As lajes em um Sistema Estrutural estão, na maioria das vezes, apoiadas em vigas, podando também, em certos casos, estarem apoiadas diretamente sobre pilares.


LARGE NERVURADA

  • Viga: estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante em relação às outras duas.
As vigas em um Sistema Estrutural podem estar apoiadas diretamente sobre os pilares como também sobre outras vigas.


Viga Cobertura
VIGAS
  • Pilar: estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante às outras duas.
Os pilares em um Sistema Estrutural estão apoiados nas fundações.
  


PILARES


Tipos de sistemas estruturais


Estrutura de Concreto Armado



estrutura de concreto armado é, certamente, a mais empregada no Brasil. Utilizando barras de aço - armaduras - inseridas no concreto moldado "in loco", em formas de madeira, tal sistema permite a obtenção de estruturas aptas a resistir a qualquer tipo de carga.







  • Estrutura de madeira

A opção pela utilização da madeira na construção, de uma maneira geral, e em particular como elemento estrutural, deve levar em conta aspectos específicos relacionados à obtenção de tal material.




  •  Balloon frame
As construções do tipo balloon frame não possuem uma estrutura principal. Suas paredes (dry-wall: parede seca/oca) são formadas por longas peças de madeira (ou outro material) e são amarradas entre si, formando uma rígida caixa oca, por isso é chamada de estrutura balão.



  

  • Estrutura metálica

A utilização do aço na construção civil, como elemento estrutural, tem apresentado na atualidade grande incremento. A possibilidade de composição de perfis os mais diversos assim como a execução de junções rebitadas, soldadas e parafusadas, tornam o material adequado para a realização de estruturas, tanto leves quanto pesadas.



  • Aço leve
O uso do sistema light steel framing - ou simplesmente steel frame, como ficou mais conhecido - é recente na construção civil brasileira. A técnica construtiva começou a ser difundida no Brasil no final da década de 1990, quando vantagens como leveza, rapidez de construção, baixa geração de resíduos e facilidade começaram a atrair a atenção de clientes para a solução, sobretudo nos segmentos comercial e industrial. No nicho residencial, o sistema está longe de decolar, mesmo com o horizonte de construções para atender programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida pela frente.



    Divulgação: Construtora Sequencia

    Principal entrave à adoção do steel frame em habitações populares é a falta de normas para o sistema. Ausência de associação setorial também é tida como problema por construtores e fornecedores








*Você sabia??? 


Casa com estrutura de papelão passa por testes na USP



           


O método promove a reutilização e evita novas extrações de matérias-primas. Resistência e impermeabilização estão sendo testadas em construção experimental.
O uso do papelão na construção civil pode representar uma alternativa que proporcione mais rapidez na obra, e com um processo mais leve e salubre. Pesquisas com a utilização do produto estão sendo realizadas no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. De acordo com a arquiteta e doutoranda da EESC, Gerusa Salado, estudos com o material já vem sendo desenvolvidos no Japão. “No Brasil esse tipo de pesquisa ainda é inédita”, afirma.


  

Mais informações no link:






Um comentário:

  1. Desde 1977 no Mercado da Construção Civil, produzindo Blocos de Concreto, Vedação/Estrutural, Lajes Treliças, Painéis,
    Piso de concreto e fornecendo Areia, Pedra, Ferros e Cimento. Confira a Qualidade e Tradição Blocos Mauá

    ResponderExcluir