sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fase da Obra 5 - Vedações


Olá gente!

Agora vamos falar sobre a quinta fase da obra, as vedações.

O que são vedações? E para que servem?

São subsitemas do edíficio, constituídos por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, controlando a ação dos agentes indesejáveis
  • Servem de suporte para os sistemas prediais e serve de proteção quando os mesmos forem embutidos.
  • Criam as condições de habitabilidade para o edifício, juntamente com as esquadrias e os revestimentos que a rigor fazem parte das vedações.
                                      
Exemplo de vedação com bloco cerâmico

Quais são as propriedades das vedações?

1. Resistência Mecânica;
2. Deformabilidade;
3. Variação térmica;
4. Estanqueidade;
5. Isolamento térmico;
6. Isolamento acústico;
7. Segurança ao fogo;
8. Durabilidade.


1. Resistência Mecânica
  • Capacidade da parede em manter a sua integridade física, a partir de um estado de consolidação do conjunto (Componentes de alvenaria e juntas ou painéis), quando solicitada pelas ações mecânicas: peso próprio; deformações da estrutura de concreto (pilares e vigas); cargas de vento.

2.  Deformabilidade
  • Interfere na capacidade das mesmas em manter-se íntegra quando solicitadas ao longo do tempo. As deformações podem ser: Intrínsecas - originadas a partir de esforços internos à parede, provocados pela variação dimensional dos componentes de alvenaria e das juntas de argamassa. Extrínsecas - têm origem nas ações externas, pelos esforços introduzidos pelas deformações da estrutura de concreto e pela ação do vento.
3. Variação Térmica
  • Todos os materiais estão sujeitos a alterações volumétricas, dilatações e contrações, ocasionadas pelas variações de temperatura. Nas paredes as deformações se fazem sensíveis apenas no comprimento e na altura, provocando tensões internas: originando fissuras
4. Estanqueidade
  • Capacidade dos componentes e elementos da vedação em resistir à penetração de água e impedir a passagem de ar, de gases ou de materiais sólidos em suspensão (poeira, areia, fuligem, etc.).
5. Isolamento Térmico

  • Influi no conforto térmico da mesma. Deve ser considerada para as diferentes condições climáticas. Observar: temperaturas médias anuais; umidade relativa do ar( médias anuais); velocidade e direção dos ventos; radiação solar direta e difusa.
6. Isolamento Acústico
  • O som atravessa todo e qualquer material, em maior ou menor intensidade. Quanto mais pesados forem os materiais que constituem um componente, maior dificuldade oferecerão a passagem do som, pois mais difícil será fazê-los vibrar. A escolha dos componentes deve considerar: o nível sonoro da fonte que a isolar (em dB - interno ou externo); o nível sonoro máximo dentro do ambiente, recomendado pela NB 95, em função da atividade a ser exercida.
7. Segurança ao fogo
    • Capacidade da parede de vedação, e demais componentes, de apresentar determinada resistência à ação do fogo. Resistência ao fogo: “Tempo durante o qual um elemento da construção sujeito a uma elevação de temperatura em uma de suas faces, mantém a sua estabilidade, não permitindo a passagem de gases e chamas e assegura a manutenção da temperatura, em sua outra face, dentro de parâmetros aceitáveis”
    8. Durabilidade
    • Capacidade de um componente (vedação no caso), em manter suas propriedades ao longo do tempo – vida útil, sob condições normais de uso. A vida útil do edifício é condicionada pela vida útil de seus componentes. Os agentes de degradação podem ser decorrentes de três fontes:do projeto, relativos ao uso: esforços de manobra, agentes químicos em uso doméstico, etc.; provenientes da atmosfera: umidade, temperatura, radiação solar, gases de oxigênio, névoa, salina, bactérias, insetos, vento com partículas em suspensão.
    Como se classificam as vedações?

    As vedações classificam-se:

    1. Quanto a Função - Externa (de fachada) ou Interna (vedação interna do edifício)
    2. Quanto a Técnica de Execução - Por conformação ou acoplamento à seco
    3. Mobilidade - Fixas, desmontáveis, removíveis ou móveis
    4. Estruturação - Auto-portante ou Estruturadas (gesso acartonado, madeira, etc) 
    5. Continuidade do Pano - Contínua ou Descontínua
    6. Densidade Superficial - Leves ou Pesadas
    7. Acabamento - com revestimento, com revestimento "a posteriori" e sem revestimento
    8. Continuidade superficial - Monolítica ou modular

    Quais são os fatores condicionantes para a escolha de uma vedação?
    • Mercado: Disponibilidade e prazos de entrega; facilidade de compra; quantidade de fornecedores qualificados; grau de confiabilidade no fornecimento futuro.
    • Construção: Facilidade de execução; integração e coerência com o sistema construtivo adotado; disponibilidade de mão de obra qualificada; produtividade; grau de industrialização.
    • Desempenho funcional: Resistência mecânica; desempenho térmico e acústico, estanqueidade; resistência e reação ao fogo e durabilidade.
    • Projeto: Facilidade de coordenação modular com os demais subsistemas; flexibilidade arquitetônica; aspectos estéticos e estilísticos; imposições dos contratantes e contratuais; exigências ambientais.
    • Uso e Manutenção: Facilidade de substituição e reparos; facilidade de manutenção; garantias e assistência técnica.
    • Econômicos: Custo de aquisição; custos de manutenção da vedação; custo de manutenção do edifício; valorização estética; confiabilidade econômica(grau de risco ); vida útil.

    Existe uma variedade muito grande tipos de vedações. 
    Agora vamos mostrar vários exemplos dessa variedade de paredes.

    • Parede em bloco sílico-calcário 
    Produzido à partir de uma mistura de cal e agregado fino de natureza quartzosa procedida de prensagem e levado às autoclaves (submetidas a elevadas pressões e temperaturas).

                                           Parede em Bloco Silico-Calcário

    • Parede de concreto moldado In Loco
    As paredes de Concreto moldado In Loco geralmente são construídas junto com a estrutura de concreto da obra. Em sua execução, são montadas as armações, as formas e por fim lançado o concreto. 

                                                         Paredes de Concreto Moldado in Loco

    • Paredes de concreto pré-moldado 
    As paredes de concreto pré-moldado costumam ser mais caras que as paredes de concreto moldado in loco e as de bloco cerâmico, porém proporcionam grande velocidade à execução da obra. As peças são produzidas na fábrica de acordo com o projeto e transportadas para a obra, onde são içadas e montadas no local. Para a fabricação e montagem das paredes de concreto pré-moldado, devem ser contratadas empresas especializadas. 

                                                Paredes de Concreto Pré-Moldado


    • Paredes de PVC
    As paredes de PVC estão ganhando lugar no mercado, embora muitos arquitetos não gostem do seu valor estético. Neste processo industrializado, as placas de PVC servem de fôrma para a concretagem e tem a grande vantagem de já estar acabada. Devem ser executadas por empresas especializadas.
       
                                                  Paredes de PVC


    • Paredes em blocos de concreto celular
    São compostas por blocos de concreto celular (cimento, cal ou ambos, materiais ricos em sílica, finamente granulados, água e aditivos), argamassa de assentamento e alguns elementos para garantir a fixação dos tijolos na estrutura e evitar fissuras. O bloco de concreto celular são maiores que os blocos convencionais e oferecem fácil manuseio.

                                               Paredes em Bloco de Concreto Celular

    • Paredes com fechamento metálico

    Normalmente empregados em edifícios industriais, os fechamentos metálicos são compostos de estrutura metálica e chapas metálicas (telhas) fixadas na face externa do edifício. Oferecem grande velocidade de montagem e em alguns casos, economia se comparado ao sistema convencional de parede de blocos revestidos com argamassa e pintura. As paredes em fechamento metálico são produzidas e montadas por empresas especializadas.

                                              Paredes em Fechamento Metálico

    • Paredes de gesso acartonado
    As paredes de gesso acartonado, mais conhecidas como dry-wall, tem grande utilização no exterior e há anos tem conquistado mercado no Brasil. Sua montagem prevê a instalação de perfis metálicos no piso e no teto onde são fixados verticalmente os montantes também metalicos. Nesta malha metálica são fixadas as placas de Gesso Acartonado em ambos os lados. Entre as placas podem ser posicionadas as instalações e isolamento térmico e acústico. Há diferentes tipos de placas para diferentes aplicações: paredes simples, paredes corta-fogo e paredes para áreas úmidas e normalmente na face externa de paredes periféricas do edifício, são instaladas placas cimentícias que oferecem maior resistência a intempéries. As empresas especializadas fornecem material e mão de obra.

                                                Paredes em Gesso Acartonado (Dry-Wall)


    • Paredes em placas cimentícias
    Sua montagem prevê a instalação de perfis metálicos no piso e no teto onde são fixados verticalmente os montantes também metalicos. Nesta malha metálica são fixadas as placas cimentícias. Normalmente é feita a instalação de placas cimentícias do lado externo do edifício e de placas em gesso acartonado (dry-wall) do lado interno. Entre as placas podem ser posicionadas as instalações e isolamento térmico e acústico. As placas cimentícias podem ainda ser utilizadas para criar sobressalências decorativas na fachada, de acordo com o projeto  de arquitetura.
                                                           Paredes em Placas Cimentícias

    • Paredes de tijolos cerâmicos

    As paredes de tijolos são as mais comuns. São compostas por tijolos ( estruturais ou não estruturais), argamassa de assentamento e alguns elementos para garantir a fixação dos tijolos na estrutura e evitar fissuras, como telas de aderência.

                                               

    • Paredes de bloco de concreto
    As paredes de bloco concreto tem os mesmos componentes das paredes de tijolos cerâmicos. O que diferencia o tijolo de um bloco são as dimensões, segundo a NBR 7170 o tijolo não ultrapassa as seguintes dimensões: 250 x 120 x 55 mm.

                                            Paredes em Tijolos de Concreto
    • Paredes com tijolos de vidro

    Os tijolos de vidro costumam apresentar um valor unitário bem maior que os tijolos comuns e dão um toque especial no ambiente, trazendo luz para o mesmo, os tijolos podem ser transparentes ou coloridos. O assentamento dos blocos em molduras de perfis metálicos soldados, revestidos internamente com tiras de manta asfáltica: dá estabilidade e evita o surgimento de defeitos com o tempo. Uso de espaçadores, necessários para garantir a largura uniforme das juntas de assentamento. Por não ser estrutural, a parede de blocos de vidro deverá, obrigatoriamente, contar com uma amarração de ferro. Caso a altura da parede passe de 5 m, ou a área exceder 14 m², é preciso fazer reforço estrutural com vigas e pilares, o assentamento deve ser feito com argamassa de areia e cimento no traço 1:3, ou com produtos industrializados formulados para esse fim. No final, também deve ser utilizada massa própria para rejunte dos blocos.

                                           Paredes em Tijolos de Vidro

    • Paredes em tijolo maciço
    Os tijolos maciços são constituídos de cerâmica vermelha onde o principal componente é a argila sedimentar encontrada nas margens de rios, queimada entre 900 oC e 1250 oC. As argilas passam por um processo de conformação feito manualmente, depois são secos ao ar livre, e submetidos à queima em fornos artesanais.Por ser artesanal e de baixo controle de qualidade, o tijolo maciço encontrado no mercado apresenta uma grande variação em suas dimensões e qualidades.

                                                        Paredes em Tijolos Maciços


    * Você sabia???

    Calcular a quantidade correta de blocos a serem utilizados é uma forma de evitar o desperdício e possibilita planejar e elaborar orçamentos. 

    No link abaixo você poderá calcular a quantidade de tijolos a serem utilizados.



    Vídeos:





    2 comentários:

    1. Desde 1977 no Mercado da Construção Civil, produzindo Blocos de Concreto, Vedação/Estrutural, Lajes Treliças, Painéis,
      Piso de concreto e fornecendo Areia, Pedra, Ferros e Cimento. Confira a Qualidade e Tradição Blocos Mauá

      ResponderExcluir